terça-feira, 19 de março de 2013

Aniversário de Guerra?


Uma nova série aparentemente coordenada de explosões acordou Bagdá e cercanias na manhã do aniversário de dez anos da Guerra do Iraque, hoje, matando pelo menos 52 pessoas e deixando 150 feridos, segundo a polícia local.
O papa Francisco pediu nesta terça-feira, na missa de inauguração de seu pontificado na praça São Pedro, a defesa do meio ambiente e solicitou aos vários dirigentes que acompanhavam a cerimônia que não deixem que "os sinais de destruição e morte" guiem o mundo.
Aniversário, diz-se do dia em que se completa um ano ou anos que certo acontecimento se deu. Mas o que se comemorar de uma guerra?. Inimizade declarada e luta à mão armada entre nações ou partidos, isso pode ser comemorado com uma simulação de guerra?, ou com algo realístico como uma bomba explodindo em meio a cidade de Bagdá?, certamente a comemoração escolhida  foi de fato a mais nociva, ao mesmo dia que acontece a missa inauguração do pontificado do papa Francisco, pedindo-se ao mundo que seja evitado morte e destruição.
O que esperar destes rumores do Oriente médio. Relutantemente o povo Iraquiano pede paz, mas devido aos pensamentos individualista do ser que se diz humano, não se há muita esperança.